Previsões para 2010 sobre Colaboração

Em “Previsões para 2010 sobre Colaboração”, Barry O’Sullivan, Senior Vice President do Voice Technology Group da Cisco, dá-nos uma visão das perspectivas para os mercados de colaboração no próximo ano, que surgiram ao longo de 2009. A equipa global de Barry é responsável pelo desenvolvimento dos sistemas de telefonia IP, telefones IP, soluções de contacto com o cliente e aplicações de comunicações unificadas, incluindo presença, mensagens, conferência, comunicações unificadas business-to-business e colaboração com o cliente.  Clique aqui para ver o artigo completo na xChange Magazine ou leia abaixo.

Aqui, então, as 10 previsões da Cisco para 2010:

1. As Soluções de Colaboração Empresarial Convergem – as diferentes soluções de texto (MI, e-mail, software social), voz (telefonia) e vídeo (desktop, room-based e telepresença) começam a convergir este ano à medida que os fornecedores líderes lançam soluções combinadas prometendo mais produtividade e ganhos no custo total de propriedade (total cost of ownership). A adopção precoce pelos líderes da indústria vai começar a meio do ano e acelerar na segunda metade do ano.

2. O Vídeo Torna-se Mainstream – muitas organizações vão continuar a controlar os gastos com viagens, investindo em e promovendo a utilização de uma variedade de soluções de vídeo de alta definição e em tempo real, assim como ofertas on-demand. A utilização do vídeo vai ser transversal a toda a empresa. Adicionalmente, as capacidades de partilha de vídeo internas simplificadas vão suportar a crescente utilização de webcasts gravados para comunicação one-to-many.

3.Colaboração e Comunicação Interempresas – As empresas maiores vão procurar aplicar os mesmos melhoramentos que encontraram para os seus colaboradores com os seus contactos (ex: fornecedores, distribuidores, agentes). Vamos ver uma evolução rápida dos standards e inovação nos produtos para suportar a procura de colaboração interempresas, com capacidades seguras de texto, voz, vídeo e presença.

4. A Aceleração dos Smartphones Continua – o número global de utilizadores de telemóveis vai crescer e a adopção de smartphones vai acelerar mais rapidamente que a de não-smartphones regulares. No final de 2010, um número significativo de utilizadores de telemóvel vai utilizar um smartphone, à medida que funcionalidades e aplicações apenas disponíveis em um ou dois dispositivos, se tornam largamente acessíveis a preços mais baixos.

5. Aceleração de Alguns Mercados Emergentes – As maiores empresas na Índia e na China vão acelerar o crescimento, alimentado pelas suas economias voltarem a ter mais exportações globais e mais procura interna, assim como investimentos nas infra-estruturas locais. Consequentemente, vão olhar para países em rápido desenvolvimento concorrentes através da utilização estratégica de tecnologia, incluindo comunicações unificadas e soluções de colaboração para a produtividade da força de trabalho dispersa. Mais notável será, no entanto, a adopção crescente de telemóveis; o crescimento de utilizadores na Índia e China em 2010 vai ultrapassar o total da população dos Estados Unidos.

6. “Consumerização” das TI – a tendência para despender mais em tecnologia direccionada para os colaboradores vai continuar à medida que os departamentos de TI adoptam modelos “community-support” e começam a experimentar soluções criativas nos orçamentos que reconhecem e dão mais poder ao “prosumer” (professional (profissional) + consumer (consumidor)).

7. Proliferação dos Dispositivos Ligados à Rede – para além da adopção de smartphones, um número crescente de dispositivos informáticos móveis vai suportar a colaboração entre empregados. Serão lançadas a quarta e quinta gerações de netbooks, que irão oferecer, entre outras funcionalidades, ecrans maiores e dual-boot de raiz para redução de tempo na colaboração. Adicionalmente, veremos mais criatividade nos modelos de atribuição de preços a bundles à medida que os operadores tentam alcançar uma maior percentagem de uma população activa cada vez mais móvel.

8. Interpretação de Stream de Voz e Vídeo – vamos ver melhorias significativas na análise histórica e em tempo real de streams de voz e vídeo, particularmente nas áreas de transcrição e localização de palavras-chave. Estas melhorias vão dar origem a uma série de novas tecnologias que permitirão o desenvolvimento de aplicações que suportem organizações com mais capacidade de resposta (análise de tendências de conversão) e mais produtivas (tradução em tempo real).

9. Política – as organizações vão tentar uniformizar a aplicação de regras através da empresa, em resposta a regulação mais apertada e à complexidade do meio das TI (accionada, em parte, por algumas outras tendências referidas anteriormente neste post, tais como a adopção de smartphones, a “consumerização” das TI e a colaboração interempresas).

10. Colaboração com o Cliente – as organizações vão continuar a evoluir na forma como interagem com os seus clientes, em resposta à solicitação de mais envolvimento consumidor / fornecedor no espaço público, como sites de redes sociais e fóruns especializados. Esperamos ver a adopção precoce de soluções de apoio ao cliente sociais (o que chamamos colaboração com o cliente) entre as empresas maiores.

Embora não possamos ter a certeza de uma clara recuperação económica em 2010, acreditamos que muitas organizações vão recuperar os investimentos que estavam em curso a meio de 2008. Para além disso, mais CIOs vão aproveitar os ganhos de produtividade que realizaram, por necessidade em 2009, para aumentar a vantagem em relação à concorrência.

Tradução do post publicado por Doron Aronson, Cisco Collaboration Blog

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